No telão
Indicado ao Oscar é destaque na programação de cinemas de Sorocaba
Além de "Pobres Criaturas", estreias trazem, ainda, outros três longas; dois deles latinos
A lista dos indicados ao Oscar foi divulgada na semana passada. Desde então, a programações das salas de cinema de Sorocaba tem contado com títulos que concorrem à premiação. Hoje (1°), entra em cartaz “Pobres Criaturas”, que concorre a 11 categorias pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood: filme do ano, direção, atriz, ator coadjuvante, roteiro adaptado, trilha sonora, figurino, design de produção, montagem, fotografia, maquiagem e cabelo. Entre os lançamentos também estão “Argylle - O Superespião”, “Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo” e “O Mal Que Nos Habita”.
Classificado como fantasia, ficção científica e romance, “Pobres Criaturas” é um longa americano baseado no livro homônimo, lançado em 1992 pelo autor escocês Alasdair Gray (1934-2019). O diretor do filme, o grego Yórgos Lánthimos se encantou com a obra e encontrou o autor pessoalmente para pedir os direitos de adaptação. Os dois compartilham o apreço por desafiar gêneros e pela criação de histórias que passam longe do convencional. “Minha motivação é criar constantemente, sem medo de errar”, disse Lanthimos em entrevista ao portal Veja.
Também reverenciando o clássico Frankenstein, “Pobres Criaturas” se passa na Era Vitoriana (1837-1901) e acompanha Bella Baxter, trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter, um cientista brilhante, porém nada ortodoxo. Querendo conhecer mais do mundo, a jovem foge com um advogado e viaja pelos continentes, exigindo igualdade e libertação.
A atriz Emma Stone dá vida à personagem principal e está sendo elogiada pela crítica nacional e internacional. A artista também produziu o filme. Além dela, Willem Dafoe, que interpreta o personagem Godwin Baxter, impressiona pela caracterização. O elenco conta ainda com Mark Ruffalo, Jerrod Carmichael, Ramy Youssef, Christopher Abbott, Margaret Qualley, Kathryn Hunter, Suzy Bemba e Wayne Brett.
Estreia de Dua Lipa
Outro longa que o público está ansioso é “Argylle: O Superespião”. A produção hollywoodiana tem como foco a espionagem, porém, uma das personagens chama a atenção. O filme é a estreia da famosa cantora Dua Lipa -- dos hits “New Rules” e “Don’t Start Now” -- nos cinemas.
Nas redes sociais, a artista compartilhou a felicidade em fazer parte da obra e do elenco. “Muito grata por esta experiência insana e estou animada para que todos vocês vejam isso”, disse Dua Lipa. Ao lado dela estará o ator Henry Cavill, conhecido por interpretar o Homem de Aço. Outros nomes do elenco são John Cena, Bryan Cranston e Catherine O’Hara.
O filme, inspirado no livro ainda inédito de mesmo nome, escrito por Ellie Conway mostra a vida de Elly. Ela é uma renomada autora que ficou conhecida por uma série de romances de espionagem que acompanham o agente Argylle. Porém, inesperadamente, a trama de Elly deixa de ser apenas uma ficção e acaba se tornando realidade, colocando a escritora no centro de uma complexa e perigosa teia de trapaças e assassinatos. Com a ajuda de Aiden e o gato Alfie - seu fiel companheiro, a autora deve lidar com as consequências do encontro entre o mundo real e fictício.
Em entrevista à revista britânica Total Film, o diretor da película, Matthew Vaughn, expressou o interesse em criar duas continuações. “O primeiro livro de Ellie é sobre como Argylle se tornou um espião. E esse será o próximo filme”, disse.
Latinos
O filme de terror argentino, traduzido para o Brasil como “O Mal que nos Habita” é dirigido por Demián Rugna (de “Aterrorizados”). A trama se passa em uma pacata cidade do interior, onde dois irmãos encontram um corpo mutilado perto de sua propriedade e se reúnem com os moradores locais para investigar o ocorrido. Eles acabam descobrindo que o homem encontrado está infectado pelo diabo e está prestes a dar a luz a um demônio real. Desesperados, os habitantes tentam escapar do local antes que o ser maligno venha à Terra, mas o tempo parece não ajudar e o caos é instaurado por completo.
Diferente dos tradicionais e já conhecidos filmes do gênero em que uma entidade, muitas vezes religiosa, é a solução para a invasão demoníaca no corpo de uma pessoa, a película argentina propõe outra reflexão.
“O Mal que Nos Habita”, assim, faz jus ao que a crítica de todo o mundo tem falado. Por mais que tenha um final um tanto quanto didático demais, exagerando no discurso, o filme é tudo aquilo que buscamos em uma história de terror”, analisou Matheus Mans, do Portal Terra.
Infantil
Já para a criançada, o famoso youtuber Ronaldo Souza, conhecido como Gato Galáctico, estrela o filme “Gato Galáctivo e o Feitiço do Tempo”. A direção é de Rodrigo Zanforlin e o elenco conta ainda com Daniel Indantini e Blota Filho.
A trama acompanha Roni, que ganha de um parente distante um misterioso relógio mágico. Tentando desvendar os poderes do objeto, ele vai parar em um vilarejo encantado na cidade de Cronópolis, onde o tempo está congelado e as crianças estão desaparecendo. Disposto a salvar a população, Roni se une aos amigos para enfrentar o terrível Perpétuo usando os poderes do relógio mágico. E, durante essa aventura o protagonista acaba descobrindo laços únicos com seu bisavô. (Thaís Marcolino)