Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tratativas

IML de Sorocaba terá novas instalações na Raposo Tavares

Informação foi repassada nesta quarta-feira (11) pela assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

11 de Agosto de 2021 às 14:47
Marcel Scinocca [email protected]
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba
Prédio atual, apesar de melhorias recentes, é alvo de reclamações (Crédito: Emídio Marques (11/3/2019))


Sorocaba poderá ter uma nova sede do Instituto Médico Legal (IML). A informação foi repassada nesta quarta-feira (11) pela assessoria da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB). O local deverá ser nas proximidades do Novo Hospital Regional, na Raposo Tavares.

De acordo com a deputada, a decisão foi tomada em reunião na nesta terça-feira (10), na sede do Governo do Estado, que contou com a participação da parlamentar. No encontro, estavam presentes ainda o secretário estadual de Segurança Pública General Campos, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, o superintendente da Polícia Técnico Científica Dr. Maurício Rodrigues Costa, o secretário executivo da Polícia Civil Youseff Abou Chahin e Edson Caram, superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O novo local, ainda conforme a deputada. está em tratativas, mas deve ser construído um prédio adequado em uma área próxima ao hospital estadual Dr. Adib Domingos Jatene, na Raposo Tavares, com o objetivo de atender Sorocaba e região. “Eu estive lá diversas vezes e verifiquei que as instalações estão totalmente inadequadas para os profissionais, atendimento ao público, mulheres vítimas de violência sexual, reconhecimento de corpos, dentre outros serviços”, comentou a parlamentar.

A SDR ainda não se manifestou sobre a situação.

Problemas recorrentes

Os problemas no IML de Sorocaba foram destaque em várias matérias do Cruzeiro do Sul. Um delas, foi publicada em novembro do ano passado e retratava a situação do local após uma visita do deputado do deputado estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL). Segundo o parlamentar, o IML estava sem condições adequadas de trabalho, havia falta de profissionais e vazamento de fluídos do necrotério -- localizado no andar superior do prédio.

No final de maio, a Justiça do Trabalho determinou prazo de 30 dias para que o Governo do Estado apresente em juízo um plano, com metas, para solucionar as graves questões de saúde e segurança do trabalho no Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba. Os problemas foram apontados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em ação civil pública.

Dias depois, o Núcleo de Perícias Médicos Legais de Sorocaba (NPML), conhecido apenas como IML sob nova administração técnica e direção disse que já havia implementado várias melhorias na unidade e outras estavam em curso. Entre as medidas, foram consertadas viaturas, a unidade foi dedetizada / desratizada, com limpeza da caixa d’agua, além de manutenção e recarga de extintores de incêndio presentes no prédio e aquisição de mais Equipamentos para combate e Proteção Contra Incêndio de forma que possa suprir toda e qualquer necessidade neste sentido.

Mas os problemas vem de anos antes. Em 2012, por exemplo, houve panes nos computadores e atendimentos foram suspensos.