Tempo
Temperatura deve cair amanhã na cidade
O calor volta a esquentar a cidade gradativamente, com a máxima podendo chegar a 32º C na primeira semana do ano
Os sorocabanos já devem ter percebido que, nos últimos dias, o clima está menos quente, especialmente durante à noite, com ventos moderados. Pois, a tendência é que a temperatura caia mais até o Réveillon. No entanto, a partir do 1º de janeiro, o calor volta a esquentar a cidade gradativamente, com a máxima podendo chegar a 32º C na primeira semana do ano. Em Sorocaba, deve haver pancadas de chuva durante à noite de hoje (29) e chuva rápida amanhã (30), durante o dia e à noite. Para o feriado, a previsão é tempo nublado com possibilidade de garoa.
Hoje, a máxima pode chegar a 37º C, com mínima de 20º C. Para amanhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para mudanças bruscas de temperatura: a máxima deve cair para 29º C de um dia para o outro -- uma queda de 8º C. Chuvas e trovoadas intermitentes devem acompanhar a mudança climática durante o dia. A temperatura mínima se mantém em 20º C.
Na véspera de Ano-Novo e no feriado, o tempo fica estável, porém mais frio, com máxima de 26º C e mínima variando entre 18º C e 17º C. A previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, com possibilidade de garoa.
Na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, o guarulhense Éder Rafael, de 37 anos, que veio para Sorocaba a trabalho, disse que não se acostumou com o calor da cidade, apesar de a temperatura estar mais baixa nos últimos dias. “Não sou daqui, não estou acostumado. Tenho que perguntar para as pessoas daqui como elas fazem para lidar com o calor”, falou.
Sorocabana, a enfermeira Ana Cristina Rodrigues, de 50 anos, usa roupas leves, toma bastante água e curte uma piscina para se refrescar. Para a virada de ano, ela espera tempo bom, com bastante calor. Sua filha, Ana Júlia, não. A adolescente quer tempo mais ameno para o feriado. “No frio a gente fica mais bonita, elegante. Agora, no calor não, a gente fica suando, eu não gosto”, disse.
Geada no verão
Cidades do Rio Grande do Sul (RS) e de Santa Catarina (SC), na região Sul do Brasil, tiveram um amanhecer com geadas isoladas na quarta-feira (27). Em São Joaquim (SC), a temperatura mínima foi de 4,7º C. Em São José dos Ausentes (RS), a mínima chegou a 4,6º C. As mínimas registradas nos dois Estados foram mais baixas do que em todas as estações oficiais da Patagônia, na Argentina.
Segundo a empresa de meteorologia MetSul, o frio foi “atípico” para essa época do ano e tem a ver com um ciclone extratropical que se formou na costa gaúcha na segunda-feira (25). O ciclone impulsionou uma massa de ar frio para o sul do País, derrubando as temperaturas. (Luís Pio - Programa de Estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos