Buscar no Cruzeiro

Buscar

Investimento

Grupo Tauste anuncia a compra da antiga área da Campari

Atualmente, o Tauste está presente nas zonas sul, oeste e norte de Sorocaba; valor do investimento na zona leste não foi divulgado

10 de Agosto de 2023 às 11:51
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
A área do terreno é de 216 mil metros quadrados, com 50 mil m2 de área construída
A área do terreno é de 216 mil metros quadrados, com 50 mil m2 de área construída (Crédito: Reprodução)

 Matéria atualizada às 23h01 - 10/8/2023

O Grupo Tauste de Supermercados confirmou ontem (10) a compra da área onde funcionava a fábrica do Grupo Campari, na rua Sadrac de Arruda, zona leste de Sorocaba. O terreno tem 216 mil metros quadrados, com 50 mil metros quadrados de área construída. São 47 edificações. O valor do investimento não foi divulgado.

Atualmente, o Tauste está presente nas zonas sul, oeste e norte de Sorocaba. Segundo o Grupo, a localização da área adquirida é de relevância estratégica para a empresa.

Questionado se o investimento será para um novo supermercado ou um Centro de Distribuição, o Tauste informou que reconhece a importância de manter todos os interessados informados e envolvidos nesse projeto de crescimento, mas que a aquisição é recente e, até o momento, não há informações consistentes com relação ao desenvolvimento da área: “Estamos ansiosos para compartilhar com todos os nossos planos. À medida que avançamos no processo de planejamento e elaboração do plano mestre para o novo terreno manteremos todos informados”.

O prédio onde a fábrica da Campari funcionou por 15 anos foi desocupado em 2018. À época, a linha de produção foi transferida para a fábrica de Suape (PE) e os setores administrativos para Barueri (SP). Em 18 de março de 2019, o terreno foi colocado à venda.

História

De acordo com informações do Projeto “Memória Viva do Comércio de Sorocaba”, da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), o castelinho em estilo escocês que fez parte do cotidiano da Vila Rica, próximo do Clube de Campo Sorocaba, ao lado dos trilhos da ferrovia, marca a iniciativa da produção do primeiro uísque brasileiro, o Drury’s, nas instalações agora adquiridas pelo Grupo Tauste.

Em 1959, o empresário Mário Amato, que fabricava rolhas de cortiça, uniu-se com o principal cliente, Alberto Bildner, para engarrafar um uísque que era oferecido de brinde para os amigos. Depois, dado ao sucesso, passou a engarrafar em Sorocaba um “blended whisky” com malte importado da Escócia.

Foram adquiridas as instalações de uma destilaria já existentes no local, que incluíam um antigo galpão da Sociedade Anônima Indústrias Reunidas de Amido (Saira). A empresa depois passou a chamar-se Heublein, produtora em Sorocaba de bebidas como Dreher e Campari e ostentava as instalações estrategicamente localizada na zona oeste de Sorocaba. Confira outras informações no site da Acso na seção de Celso Ribeiro, o Marvadão. (Virgínia Kleihappel Valio, com informações da Acso)