Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Horário estendido até às 22h tem pouca adesão no primeiro dia

Nem todas as lojas funcionaram até mais tarde ontem. Hoje, atendimento está programado para acontecer das 9h às 18h

01 de Dezembro de 2023 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
Apesar de poucas lojas abertas até mais tarde, os consumidores aproveitaram para conferir as vitrines e, alguns, já saíram com sacolas cheias
Apesar de poucas lojas abertas até mais tarde, os consumidores aproveitaram para conferir as vitrines e, alguns, já saíram com sacolas cheias (Crédito: THAIS MARCOLINO)

 

Quem resolveu ir ao centro de Sorocaba ontem (1º), após às 18h, encontrou diversas lojas fechadas no primeiro dia do comércio com horário estendido. A possível explicação, segundo apurado pela reportagem do Cruzeiro do Sul com alguns lojistas, foi a mudança da data de 6 de dezembro para ontem “em cima da hora”. Hoje (2), o comércio funciona das 9h às 18h.

Segundo anunciado pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso) no início da semana, as lojas abertas até às 22h teria início na quarta-feira (6), porém, na quinta-feira (31), um novo comunicado foi enviado à imprensa e lojistas dando autorização e sugerindo a abertura até mais tarde desde ontem (1°). A medida acontece após diversas reivindicações dos comerciantes da região central que buscam ampliar as vendas neste final de ano, impulsionadas pela Black Friday.

Apesar do número menor de lojas abertas e as que decidiram aderir logo no primeiro dia ao novo horário, fecharem por volta das 20h, os consumidores aproveitaram para conferir as vitrines e, alguns, já saíram com sacolas cheias. Ana Santos foi com a filha Natália Vitória Pereira e não pretende voltar nas próximas semanas por que sabem que o movimento tende a aumentar e não gostam de “muvuca”. “Vindo agora encontramos mais opções, com mais qualidade, além de ter um atendimento melhor, por que depois é um atendente para 10 pessoas”, comentou Ana.

Mas não é só a facilidade de encontrar as lojas mais vazias que atrai os consumidores. Como dezembro é quente, com temperaturas ultrapassando os 30ºC, ir às compras com um clima mais ameno, é a perfeição para muitos, assim como ter a chance de sair do trabalho e conseguir aproveitar durante a semana. “Andar com um sol de trinta e tantos graus na cabeça é muito mais cansativo. Agora dá para andar tranquilo, tem até um ventinho mais fresco, está ótimo. Esse horário também é perfeito por que casa com o horário que eu saio do trabalho”, disse Gabriel Cipriano Pires, que foi à região central acompanhado da esposa Daiana e da sogra Teresa.

Se para a população esses fatores são um atrativo, para os comerciantes é ainda mais. Daiane Ortiz é gerente de uma loja de sapatos -- também aposta em vestuário -- contou que o comércio em horário estendido aumenta as vendas. “Ajuda muito. Com a temperatura mais fresquinha, as pessoas tem mais vontade de andar, procurar e não ficam com a pressa de ter que fazer a compra, porque elas saem do trabalho às 18h e podem ficar até às 22h, é um bom tempo e dá para andar bastante”, disse.

Jessé Santos Damasceno resolveu aproveitar a chance de já começar a pesquisar os presentes dentro de seu orçamento de R$ 1 mil para gastar nesta época. Ele foi acompanhado da esposa Kelly e do filho Leonardo, que não perdeu a chance de mostrar ao pai os brinquedos que deseja. “Como são muitos presentes e nem todas as lojas estão abertas hoje, vamos voltar outros dias com certeza”, disse Jessé.

A intenção do consumidor em gastar agrada os lojistas. William Ferreira Rodrigues, gerente de uma loja de calçado há mais de 40 anos, disse que a data é a chance de recuperar e aumentar o caixa. “Nosso ticket médio está maior esse ano, em média de R$ 230. Essa época também é muito boa porque a gente percebe que vem família, e isso significa mais itens sendo vendidos”.

Durante a permanência da reportagem na região central, havia policiamento por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), principalmente na praça Coronel Fernando Prestes. Agentes da Defesa Civil também prestaram apoio.
O centro de Sorocaba funciona até mais tarde até o dia 24 de dezembro. De acordo com a Acso, os horários sugeridos aos lojistas são de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e aos sábados, das 9h às 18h.

Natal iluminado

A decoração natalina na região central será inaugurada na quarta-feira (6). Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o Natal Iluminado contará com atrações gratuitas, Casa do Papai Noel, Árvore de Natal, Presépio, entre outros, a partir das 18h.

Também haverá apresentação do musical infantil da Disney, agendado para as 19h30. Já, às 20h, a cantora Teresa Baddini se apresentará ao público. O tradicional Trenzinho da Alegria, oferecido pela Associação Comercial de Sorocaba, também estará presente nesse dia. (Thaís Marcolino)