Buscar no Cruzeiro

Buscar

Faltam quatro tipos de vacinas nas 32 UBSs de Sorocaba

23 de Novembro de 2019 às 18:12
Ana Claudia Martins [email protected]

Faltam quatro tipos de vacinas nas 32 UBSs de Sorocaba Não há doses das vacinas Pentavalente, Tetraviral, DTP e dTpa, informou a SES. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (10/4/2019)

Está zerado o estoque de quatro vacinas: Pentavalente, Tetraviral, DTP e dTpa nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SES). As doses da vacina Tetraviral, por exemplo, estão em falta nas unidades desde fevereiro deste ano. A vacina faz parte do calendário básico do Sistema Único de Saúde (SUS) e protege contra catapora, além de sarampo, caxumba e rubéola. Ela é indicada para crianças e adolescentes com menos de 12 anos.

Na UBS da Vila Haro, por exemplo, na segunda-feira (18), um cartaz na recepção informava que a unidade não tem as vacinas DTP, dTpa e contra Hepatite B. Mas, a Prefeitura de Sorocaba nega que a vacina contra a Hepatite B esteja em falta. “Não há falta de vacina contra a Hepatite B na Sala Central de Vacinas”, divulgou por meio da SES.

Já em relação às doses das vacinas DTP e dTpa, que protegem contra difteria, tétano e coqueluche, a SES confirmou que estão em falta, assim como as doses de Pentavalente e Tetraviral.

Segundo o Ministério da Saúde, a DTP é indicada o primeiro reforço aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos de idade. Já a dTpa é a única vacina capaz de proteger mãe e bebê contra três doenças graves: difteria, tétano e coqueluche.

A Pentavalente, de acordo com o órgão, é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. Ela faz parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação e as crianças devem tomar três doses: aos 6 meses, aos 2 anos, e aos 4 anos.

Questionada, a SES divulgou que “sempre que o estoque fica reduzido, a Secretaria da Saúde de Sorocaba solicita ao Estado a reposição das doses”. “Até o momento não foi apontado a Sorocaba uma previsão para a entrega das doses. Vale ressaltar que as vacinas no Brasil são fornecidas pelo Ministério da Saúde aos Estados que, por sua vez, repassam aos municípios. A Prefeitura de Sorocaba mantém contato permanente com o Estado para sinalizar a falta das vacinas e verificar a possibilidade de remessa de novas doses”, disse.

A SES informou, ainda, que neste mês Sorocaba recebeu 3.600 doses de Pentavalente, mas não foi o suficiente, pois a cidade possui uma demanda reprimida devido ao atraso nos repasses. “O ideal seria que, neste mês de novembro, a SES recebesse aproximadamente 7.200 vacinas”, calculou.

A pasta disse também que as “doses da vacina Tetraviral não são enviadas ao município desde fevereiro”. “Não há envio da DTP desde abril e da dTpa desde o início deste mês”, apontou a Secretaria Municipal da Saúde. (Ana Cláudia Martins)