Cartilha orienta sobre imunização por meio de vacina
Brasil registra baixa procura por vacinas, mesmo gratuitas. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (12/5/2020)
O Brasil é o único país do mundo a oferecer vacinação gratuita mas, apesar disso e em função da pandemia do novo coronavírus, está ocorrendo no País baixa procura por vacinas. O alerta foi dado pela pediatra Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
No Dia Nacional da Imunização, nesta terça-feira (9), a SBIm, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançou a cartilha digital “Pandemia Covid-19: o que muda na rotina das imunizações”, que vai mostrar à população como ir a uma unidade de saúde com segurança e como os serviços de vacinação públicos e privados devem atender as pessoas com os cuidados necessários.
Isabella informou que existem 36 mil salas de vacinação no Brasil e que as coberturas antes da Covid-19, para poliomielite, por exemplo, estavam em torno de 80% quando o ideal é 95%. Citou também que 19 Estados brasileiros já estão com circulação de sarampo.
Em relação à vacinação contra a gripe, para as crianças e pessoas com doenças crônicas, as coberturas não foram as desejadas. O conteúdo da cartilha poderá ser baixado a partir do dia 13 no endereço sbim.org.br e em selounicef.org.br. (Alana Gandra - Agência Brasil)
Galeria
Confira a galeria de fotos