Pediatria

Campanha ressalta importância da triagem neonatal logo após nascimento do bebê

O SUS cobre a realização de exames para se detectar até seis doenças no Teste do Pezinho
teste do pezinho em bebês
Desde 1992, o Teste do Pezinho é obrigatório em todo o território nacional. Crédito da foto: Reprodução

A Apae de São Paulo e a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert) comemoram o Dia Nacional do Teste do Pezinho nesta quinta-feira (6). Para isso, lançaram a terceira edição da campanha “Junho Lilás”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se realizar a triagem neonatal após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê, além de enfatizar a necessidade de se ampliar o número de exames cobertos.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a realização de exames para se detectar até seis doenças no Teste do Pezinho (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita), mas o laboratório da Apae de São Paulo, referência em todo o País, oferece testes mais ampliados, nos quais é possível se detectar até 50 doenças graves, incluindo falhas imunológicas que podem levar a óbito caso não sejam tratadas precocemente.

Leia mais  Bebê com febre em casa: o que fazer?

“A Apae realizou, em 1976, o primeiro Teste do Pezinho da América Latina. Ao longo dos anos, nosso laboratório se tornou referência, mas hoje há novos exames e é importante que cada vez mais crianças tenham acesso ao diagnóstico precoce de doenças graves para que possam receber os tratamentos adequados e ter mais qualidade de vida”, explica Aracélia Costa, superintendente-geral da organização.

Desde 1992, o Teste do Pezinho é obrigatório em todo o território nacional e hoje está previsto no Programa Nacional de Triagem Neonatal, adotado pelo Ministério da Saúde em 2011. A campanha “Junho Lilás” conta com a participação de personalidades como a apresentadora Ticiane Pinheiro, a atriz Karina Bacchi, a dupla sertaneja Maria Cecilia e Rodolfo e a médica pediatra e embaixadora da saúde da Apae de São Paulo Ana Escobar. Além disso, a Apae de São Paulo possui ambulatório de triagem neonatal com equipe interdisciplinar para orientação e tratamento dos casos confirmados.

Também nesse Dia Nacional do Teste do Pezinho, o Instituto Vidas Raras dá visibilidade a campanha para o exame ampliado. O objetivo é reunir parceiros de diversas regiões do País como conta Regina Próspero, vice-presidente do instituto: “precisamos do apoio de todos para recolher um milhão de assinaturas e conseguirmos levar o assunto da necessidade de ampliação do exame na rede pública de saúde ao Congresso Nacional”. Para participar da campanha de coleta de assinaturas, clique aqui.

Leia mais  Bebê com febre em casa: o que fazer?

Monumentos

Em 6 de junho, o Congresso Nacional, no Distrito Federal, receberá iluminação especial com a cor lilás. Na capital paulista, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, também haverá iluminação especial, entre os dias 3 e 10 de junho, em alguns pontos, como a Ponte Octávio Frias de Oliveira, Viaduto do Chá, Prédio da Prefeitura (Edifício Matarazzo-Viaduto do Chá), Fonte do Parque do Ibirapuera, Memorial da América Latina e Monumento às Bandeiras. (Estadão Conteúdo)

Comentários