Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova tecnologia para cirurgia de catarata chega a Sorocaba e também atende SUS

19 de Junho de 2019 às 07:08

Novo aparelho tem recurso que mede o grau da visão em tempo real durante a cirurgia. Crédito da Foto: Emídio Marques / Arquivo JCS

O centro cirúrgico do Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS), maior centro de oftalmologia da América Latina, utiliza um novo equipamento nas cirurgias de catarata, que é o único do modelo disponível em toda a região. Trata-se do aparelho ORA System with VerifEye+ Technology, da fabricante Alcon, líder mundial em produtos para oftalmologia.

[irp posts="95467" ]

 

De acordo com o médico oftalmologista e chefe do setor de catarata do HOS, Fernando Cresta, a nova tecnologia apresenta uma série de vantagens, tanto para o médico cirurgião, quanto para o paciente. “Uma das novidades é um recurso que permite aferir, em tempo real, a aberrometria intraoperatória, isto é, o grau de refração do olho, que é o que determina o modelo de lentes dos óculos e também o grau da lente implantada durante a cirurgia de catarata”, explica.

A catarata é uma doença que provoca a opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho. Dentre outros causadores, o principal é o envelhecimento natural, por isto é tão comum que pessoas idosas precisem recorrer à cirurgia de catarata. “Como também é comum que pessoas com mais idade tenham a visão deficiente em algum grau, aproveitamos para, durante a cirurgia de catarata, utilizar uma lente que corrija isso. Dessa forma, tanto o problema da opacificação do cristalino, quanto o problema refrativo são resolvidos”, completa o médico.

Com o recurso, que mede o grau da visão em tempo real, é possível saber, durante a cirurgia, se a alteração foi adequadamente corrigida. “Além disso, durante o processo, é possível optar por uma lente de grau diferente, se for o caso, sempre tendo em vista o melhor resultado para o paciente”, frisa Fernando.

A nova tecnologia também fornece informações, sob demanda, para auxiliar nas tomadas de decisões intra-operatórias do cirurgião, por meio da visão no microscópio. “Isso leva a um fluxo de trabalho mais eficiente e facilitado ao cirurgião na sala de cirurgia, com ganho em tempo, segurança e qualidade final”, elenca o especialista.

Todas essas vantagens são primordiais para o bom funcionamento do centro cirúrgico do HOS. “O hospital do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) é o que mais realiza cirurgias oftalmológicas no País. Só na área da catarata, são cerca de 760 procedimentos mensais. Essa nova tecnologia chegou há quatro meses e já está sendo bastante utilizada, o que se reflete em melhor qualidade cirúrgica para muitos brasileiros”, analisa o médico.

O equipamento com tecnologia de ponta está sendo usado por todo paciente que necessite, independentemente se é proveniente do SUS, convênios, clínica popular do BOS ou particular. “Essa é uma das bandeiras defendidas por nós. Proporcionar atendimento de ponta a toda pessoa, sem distinção, por isso sempre estamos atualizando nossos equipamentos e tecnologias”, conclui o coordenador da área de catarata do HOS.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000. (Da Redação)