Buscar no Cruzeiro

Buscar

BOS faz cartão para quem quer doar órgãos

07 de Abril de 2021 às 00:01

BOS faz cartão para quem quer doar órgãos Doação de órgãos caiu por conta da pandemia de Covid-19. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (24/9/2020)

O transplante de órgãos e tecidos humanos é um ato humanitário e de amor ao próximo, que impacta diretamente na vida de milhares de pessoas que esperam na fila por uma nova oportunidade. Principalmente em função da pandemia da Covid-19, o número de doações no Brasil -- e no mundo todo -- caiu drasticamente, comprometendo seriamente a perspectiva de vida das pessoas que dependem desse procedimento. Pensando nisso, o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) periodicamente busca conscientizar a população sobre a importância da doação de córneas, por meio da campanha “Doe seus olhos. Dê cor à vida”, divulgando o Cartão Doador. Este documento representa o desejo de ser doador em vida, para que a família autorize o procedimento no momento do óbito, visto que ele só pode ser realizado a partir dessa autorização após a morte.

As campanhas do BOS são realizadas nos mais diversos canais e espaços, públicos e privados, e contribuem para esclarecer as dúvidas acerca do tema, além de evidenciar como o ato de doar pode mudar a vida de milhares de pessoas que estão nas filas de espera. “Durante os eventos, temos um estande, onde explicamos como funciona todo o processo de doação, quem pode ser doador, quantas pessoas estão na fila de espera por um transplante e como funciona. Após, caso a pessoa deseje participar do processo de doação, nós preenchemos o cartão com os dados pessoais e, no mesmo momento, imprimimos e confeccionamos o Cartão Doador”, explica o enfermeiro Hudson Vergennes da Silva, coordenador técnico do BOS.

Após a finalização dessa etapa, a pessoa não se torna automaticamente um doador de órgãos, uma vez que o processo só é feito pós-óbito e com a autorização de um parente de primeiro ou segundo grau. Com isso, a campanha do BOS serve também para comunicar aos familiares próximos sobre o desejo de doar.

O BOS já tem 41 anos de existência e não é de hoje que promove essa divulgação, por meio de outdoors, busdoor, televisão, rádio e meios digitais. Em Sorocaba, cerca de 20 a 30% das doações consentidas acontecem com a família sabendo previamente que a pessoa possuía o ‘Cartão Doador’”, relata Hudson. Mais informações: (15) 3212-7000. (Da Redação)