Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dicas para aliviar o próprio mau humor

08 de Julho de 2020 às 00:01

Dicas para aliviar o próprio mau humor Crédito da foto: Divulgação

Se em dias comuns, sem motivo aparente, acordamos de mau humor, imagine neste isolamento social? Nem é preciso citar as inúmeras razões. A questão é: como encarar mais um dia de quarentena sem deixar que seu humor atrapalhe suas tarefas? Confira cinco dicas para lidar com esse estado emocional listadas por Flávia Teixeira, psicóloga, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora de pós-graduação em Psicologia Hospitalar na UFRJ e com especialização em Aprimoramento Interdisciplinar em Transtornos Alimentares pela Universidade de São Paulo (USP).

Não tome decisões de cabeça quente - Boas decisões são aquelas que foram construídas levando em conta os prós e contras de cada cenário. Geralmente, elas são maduras, ou seja, vão se confirmando ao longo do tempo. Apesar de boas escolhas não serem garantia de sucesso, as impulsivas tendem a ser ruins e gerar arrependimento. Portanto, evite tomar decisões quando o lado racional não estiver no seu melhor modo.

Repense seus julgamentos - Nos dias em que não estamos bem, há uma inclinação a ver o “copo meio vazio” ou olhar o mundo com lentes embaçadas. Nossa percepção é muito influenciada pelo estado emocional do momento. O mau humor é capaz de fazer com que seus julgamentos sejam mais duros com você mesmo e com os outros. Aliás, não se julgue. Não consegue se segurar?

Fortaleça o isolamento - Em momentos de mau humor, tendemos a ficar com o “pavio curto”. Por isso, pense três vezes antes de emitir opiniões, principalmente, se for em resposta a algo que você não gostou ou discorda.

Encurte seu home office - Se você está trabalhando em casa e tem a opção de controlar seus horários, encurte seu expediente no dia em que o emocional não estiver nada bem.

Escolha atividades prazerosas - Caso o mau humor acorde com você em pleno sábado, escolha um roteiro que não dê mais motivo para se irritar. Não curte cozinhar? Peça um delivery. Deixe de lado o que exija esforço e foque no que possa até trazer de volta o seu bem-estar. (Da Redação)