Europa
Invasão da Ucrânia pela Rússia completa 4 anos
O presidente russo, Vladimir Putin, “não alcançou seus objetivos” de guerra, nem “quebrou os ucranianos”, declarou ontem (24) Volodimir Zelensky, no dia em que a invasão da Rússia ao território da Ucrânia completou quatro anos.
A Ucrânia marca a data com uma demonstração de apoio de seus aliados, mas sem vislumbrar o fim do conflito mais violento na Europa desde a 2ª Guerra Mundial.
“Putin não alcançou seus objetivos. Não quebrou os ucranianos. Não venceu esta guerra”, declarou Zelensky em uma mensagem em vídeo. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que a Rússia ainda não alcançou plenamente todos os seus objetivos militares, mas que muitos já foram alcançados. E prometeu que o país continuará lutando até concretizar sua meta.
O impacto mundial do conflito é imenso, com um aumento dos gastos em defesa de países europeus, em antecipação a um possível confronto com a Rússia.
As negociações entre os dois países, retomadas no ano passado por iniciativa dos Estados Unidos, não conseguiram interromper os combates, que destruíram cidades inteiras e forçaram milhões de ucranianos a fugir do país.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, esteve ontem na capital ucraniana. Em um vídeo, ela ressaltou o compromisso da União Europeia com uma “paz nos termos da Ucrânia”.
A guerra traumatizou a Ucrânia. “Somente os horrores permanecem na minha memória”, disse Olena Ponomariova, vice-diretora de uma creche em Irpin, uma cidade próxima a Kiev. “Tudo mudou, todos os ucranianos mudaram. Tornaram-se unidos e resilientes”, acrescentou. (AFP)