Buscar no Cruzeiro

Buscar

Decreto

Papa explica regras para veneração a Maria

08 de Novembro de 2025 às 19:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Leão XIV publicou mensagem de orientação aos católicos
Leão XIV publicou mensagem de orientação aos católicos (Crédito: ALBERTO PIZZOLI / AFP (8/11/2025))

 

O papa Leão XIV encerrou a semana com duas ações de forte repercussão política e religiosa. Na terça-feira (3), o Vaticano publicou um decreto aprovado por Leão XIV que orienta os católicos a evitarem o uso do título de “corredentora” para a Virgem Maria. O texto reconhece que Maria “cooperou” na obra redentora de Cristo, mas enfatiza que ela não é mediadora da salvação.

“Levando em consideração a necessidade de explicar o papel subordinado de Maria a Cristo na obra da Redenção, é sempre inoportuno o uso do título de ‘corredentora’”, afirma o documento.

Segundo o decreto, o termo pode “obscurecer a única mediação salvífica de Cristo” e gerar “confusão na harmonia das verdades da fé”. “Não ajuda a exaltar Maria como primeira colaboradora na obra da Redenção, porque o perigo de obscurecer o lugar exclusivo de Jesus Cristo [...] não seria uma verdadeira honra à Mãe”, acrescenta o texto.

O pontífice também criticou o envio de forças militares dos Estados Unidos ao Caribe, nas proximidades da Venezuela. Durante conversa com jornalistas em Castel Gandolfo, Leão XIV afirmou que a mobilização ordenada por Donald Trump “aumenta as tensões” na região. “Com a violência não ganhamos. O que é preciso fazer é buscar o diálogo”, disse o pontífice. A fala ocorreu após uma série de ataques de forças americanas a embarcações suspeitas de narcotráfico, nas últimas semanas, que deixaram dezenas de mortos. Em resposta, o ditador venezuelano Nicolás Maduro agradeceu o papa por “pedir diálogo entre os EUA e a Venezuela para preservar a paz”. (Estadão Conteúdo)