Guerra
Corpo entregue pelo Hamas não seria de refém
O exército de Israel afirmou que o quarto cadáver entregue na noite de terça-feira (14) pelo grupo terrorista Hamas não corresponde ao de nenhum dos reféns de Gaza. “O Hamas precisa fazer todos os esforços necessários para devolver os reféns falecidos”, advertiu o exército israelense.
No acordo de troca concluído entre Israel e Hamas como parte da trégua mediada pelos Estados Unidos, o grupo terrorista se comprometeu a entregar todos os reféns que permaneciam na Faixa de Gaza. Na segunda-feira, os últimos 20 reféns vivos do sequestro de 7 de outubro de 2023 foram libertados. Nas últimas 48 horas, o grupo devolveu oito dos 28 cadáveres previstos.
O plano de cessar-fogo proposto pelos EUA previa a entrega de todos os reféns, vivos e mortos, até o prazo final, que expirou na segunda-feira (13). Israel devolveu nesta quarta-feira (15) os restos mortais de 45 palestinos,
Hazem Kassem, porta-voz do Hamas, afirmou no aplicativo de mensagens Telegram que o grupo está trabalhando para devolver os corpos dos reféns, conforme acordado no acordo. Ele acusou Israel de violar o acordo com os tiroteios de terça-feira no leste da Cidade de Gaza e na cidade de Rafah, no sul do território.
Por sua vez, o ministro da defesa de Israel, Israel Katz, disse que os militares estão operando de acordo com as linhas de implantação estabelecidas no acordo e alertou que qualquer um que se aproximar da linha de implantação será alvo. (Estadão Conteúdo e AFP)