Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tremor de terra

Terremoto de magnitude 6 no Afeganistão deixa 800 mortos

01 de Setembro de 2025 às 21:55
Cruzeiro do Sul [email protected]
Região de Kunar é uma das mais destruídas
Região de Kunar é uma das mais destruídas (Crédito: WAKIL KOHSAR / AFP (1/9/2025))

Mais de 800 pessoas morreram e pelo menos 2.700 ficaram feridas ontem (1º) no leste do Afeganistão devido a um terremoto de magnitude 6, seguido de cinco réplicas que foram sentidas a centenas de quilômetros.

O tremor foi sentido desde Cabul até Islamabad, a capital do Paquistão, e foi relativamente superficial, com uma profundidade de oito quilômetros, o que explica o alto número de mortes e os danos nas províncias de Nangarhar, Kunar e Laghman.

No distrito de Nurgal, uma das áreas mais afetadas da província de Kunar, os moradores procuravam entre os escombros por sobreviventes.

“Os quartos e as paredes desmoronaram sobre mulheres e crianças, alguns morreram na hora e outros ficaram feridos. Meu irmão quebrou uma perna e teve que ser levado de helicóptero”, contou Zafar Khan Gojar, de 22 anos, morador do distrito de Nurgal. As autoridades e a ONU mobilizam esforços para o resgate. (AFP)