Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em busca da Paz

Reunião de Putin e Trump foi restrita e ‘produtiva’

15 de Agosto de 2025 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
EUA sugeriram troca de territórios entre Rússia e Ucrânia, sem fornecer detalhes
EUA sugeriram troca de territórios entre Rússia e Ucrânia, sem fornecer detalhes (Crédito: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, se reuniram ontem (15) no Alasca em um encontro de cúpula que pode ser decisivo para o futuro da Ucrânia e deixa o mundo em suspense. Ambos chegaram em seus aviões presidenciais e caminharam sob um céu cinzento para se cumprimentar na pista, antes de seguirem juntos pelo tapete vermelho para receber a saudação da guarda de honra. A reunião foi restrita.

Putin disse esperar que um “entendimento” com Trump que levassae paz à Ucrânia antes da reunião. Depois de realizada, o americano disse que teve uma reunião “muito produtiva” com o russo. A AFP afirmou que Putin alegou que as negociações foram “construtivas” e “mutuamente respeitosas”.

Putin pisou em território ocidental pela primeira vez desde que ordenou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, uma guerra que provocou as mortes de dezenas de milhares de pessoas e na qual as tropas da Rússia continuam avançando. Atualmente, os militares do país controlam quase 20% do território ucraniano.

Trump fez o convite por sugestão do próprio chefe de Estado russo, mas o presidente americano demonstrou uma postura defensiva e advertiu que a reunião poderia terminar em questão de minutos se Putin não cedesse.

Em Druzhkivka, no leste da Ucrânia devastado pela guerra, a reunião importa pouco para Tania Melnikova, ocupada demais fazendo as malas para fugir das bombas russas. ‘Sempre temos expectativas excessivas que nunca se cumprem, e isso dói”, explica a ucraniana de 39 anos à AFP. Apesar desta cúpula, a Rússia continua avançando na região de Donetsk e agora ameaça sua cidade, Druzhkivka. As autoridades há meses pedem aos habitantes que saiam, e ontem anunciaram a evacuação obrigatória das famílias com crianças. Ela continua convencida de que a Ucrânia resistirá, embora tema que Kiev tenha que ceder territórios para alcançar a paz.

O Kremlin, cujas tropas ocupam cerca de 20% do território, condiciona um cessar-fogo à cessão de quatro regiões ucranianas, além da Crimeia, anexada em 2014. Os Estados Unidos sugeriram uma troca de territórios entre os dois beligerantes, sem fornecer mais detalhes. A proposta foi rejeitada por Zelensky e seus aliados europeus. Reunidas em Kiev poucas horas antes da reunião, cerca de cem pessoas protestaram em frente à embaixada dos Estados Unidos contra qualquer cessão de terras à Rússia. (AFP)