Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Terremoto de 8,8 no extremo leste da Rússia provoca tsunami no Pacífico

Terremoto despertou o vulcão Kliutchevskoi, o maior da Eurásia, que entrou em erupção

30 de Julho de 2025 às 07:55
Da Redação [email protected]
Houve inundações na região de Sakhalin, na Rússia, por causa de ondas gigantes causadas pelo terremoto
Ondas gigantes provocadas pelo terremoto causaram inundações na região de Sakhalin, na Rússia (Crédito: Reprodução)

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o extremo leste da Rússia na manhã desta quarta-feira (30), pelo horário local e provocou um tsunami no norte do Oceano Pacífico. O epicentro do tremor foi na Península de Kamchatka. Terremoto despertou o vulcão Kliutchevskoi, o maior da Eurásia, que entrou em erupção.

A cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky registrou danos em imóveis e cortes no fornecimento de energia e nos serviços de celular, mas ninguém ficou ferido gravemente, segundo as autoridades locais.

O governo do Japão informou que ondas de 1,4 metros foram registradas em Hokkaido, no norte do país. As Ilhas Curilas, na Rússia, também fora atingidas pelo tsunami. Alertas foram emitidos também no Alasca, no Havaí, na Nova Zelândia e na costa oeste dos Estados Unidos e do Canadá.

O terremoto é o maior registrado no mundo desde 2011, quando um tremor de magnitude 9.0 atingiu o nordeste do Japão e provocou um tsunami e um desastre nuclear.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. (Estadão Conteúdo)