Poder fiscalizador
Ucranianos protestam contra lei sobre corrupção
Milhares de ucranianos foram às ruas na terça-feira (22) para protestar contra uma nova lei que, segundo eles, pode minar o trabalho de duas importantes agências anticorrupção ao comprometer a independência de órgãos destinados a fiscalizar o poder. O descontentamento com a legislação levou à primeira grande manifestação contra o governo em mais de três anos de guerra com a Rússia.
O presidente do país, Volodimir Zelensky, defendeu a lei como necessária para remover a “influência da Rússia” na luta contra a corrupção, embora não tenha fornecido exemplos. A nova legislação adiciona supervisão às agências anticorrupção.
O parlamento ucraniano aprovou na terça-feira (22) um projeto que coloca o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia e o Escritório do Procurador Especializado em Anticorrupção sob a autoridade do procurador-geral, que é nomeado pelo presidente. Zelensky sancionou a lei, mesmo com milhares de pessoas nas ruas pedindo que ele a vetasse.
Críticos afirmam que a medida pode dar ao círculo do presidente maior influência sobre as investigações. A aprovação ocorre após Zelensky realizar uma reformulação de seu gabinete de guerra, movimento amplamente visto como uma consolidação de poder em seu entorno. (Estadão Conteúdo)