Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dinheiro público

Dino aciona TCU sobre emendas Pix

19 de Junho de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
União busca autorização para não se submeter à análise prévia dos ministérios setoriais
União busca autorização para não se submeter à análise prévia dos ministérios setoriais (Crédito: ROVENA ROSA / AGÊNCIA BRASIL)

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem (19), que o Tribunal de Contas da União (TCU) se manifeste, em até 15 dias úteis, sobre o pedido da União para dispensar a análise prévia dos planos de trabalho das chamadas emendas Pix pagas entre 2020 e 2024. Na mesma decisão, o ministro liberou os repasses via emendas para instituições de ensino no Espírito Santo e no Maranhão, mas manteve a suspensão para Alagoas. O encaminhamento ao TCU ocorreu após um pedido formal do governo federal ao Supremo.

A União busca uma autorização para não submeter os planos de trabalho dessas emendas antigas à análise prévia dos ministérios setoriais, como determinam as regras atuais. A justificativa é que os recursos já foram executados ou estão em execução, o que, segundo o governo, tornaria essa etapa uma formalidade sem efeito prático.

Na decisão, Dino argumenta que, mesmo que a análise prévia seja dispensada, a prestação de contas final por parte de Estados e municípios continuará obrigatória, sob risco de abertura de um processo de responsabilização caso sejam encontradas irregularidades na aplicação dos recursos. O ministro aguarda o posicionamento do TCU antes de decidir sobre o pedido da União. (Estadão Conteúdo)