Buscar no Cruzeiro

Buscar

Na Argentina

Apoiadores protestam contra prisão de Cristina Kirchner

18 de Junho de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Milhares foram às ruas em Buenos Aires
Milhares foram às ruas em Buenos Aires (Crédito: LUIS ROBAYO / AFP (18/6/2025))

Milhares de simpatizantes da ex-presidente argentina Cristina Kirchner protestaram contra sua condenação. Ela começou a cumprir seis anos de prisão domiciliar por corrupção.

Os manifestantes se concentraram ontem (18) na emblemática praça de Maio de Buenos Aires, em frente à sede do governo, e se espalharam pelas ruas vizinhas. Grupos carregavam bandeiras argentinas, de sindicatos, de organizações sociais e estudantis. Cristina, líder da oposição ao presidente ultraliberal Javier Milei, foi condenada por gestão fraudulenta de contratos de obras públicas na província de Santa Cruz (região sul), uma decisão judicial confirmada na semana passada pela Suprema Corte.

Na terça-feira (17), um tribunal concedeu à ex-presidente prisão domiciliar, que começou a vigorar imediatamente. A ex-presidente denunciou parcialidade judicial.

“Estamos aqui porque o governo nacional, junto ao Poder Judiciário, tomou a decisão de banir Cristina das eleições”, afirmou Federico Mochi, um militante peronista que carregava uma enorme bandeira com a figura de Juan Domingo Perón e sua esposa Evita.

A polícia montou barreiras nas rotas de acesso a Buenos Aires. Dirigentes sindicais denunciaram que os ônibus foram revistados várias vezes em diferentes bloqueios. (AFP)