Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guerra

Prefeitos retidos em Israel conseguem chegar à Jordânia

Grupo de brasileiros busca deixar área de conflito no Oriente Médio

16 de Junho de 2025 às 22:10
Cruzeiro do Sul [email protected]
Políticos viajaram para participar de feira de tecnologia
Políticos viajaram para participar de feira de tecnologia (Crédito: REPRODUÇÃO)

Parte dos gestores municipais brasileiros que ficou retido em Tel Aviv após o início dos conflitos entre Israel e Irã, na quinta-feira (12), conseguiu ontem (16) cruzar a fronteira com a Jordânia em segurança.

“Estamos aqui, na Jordânia, fazendo os procedimentos de visto”, informou, em uma mensagem de vídeo, o tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Nélio Aguiar, pouco após chegar à Jordânia, de ônibus. Aguiar integra o grupo de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais que viajaram a Israel para participar de uma feira de tecnologia e segurança.

Segundo a CNM, além de Aguiar, fazem parte do primeiro grupo Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte;

Márcio Lobato, secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte; Welberth Porto, prefeito de Macaé (RJ);

Johnny Maycon, prefeito de Nova Friburgo (RJ); Cícero de Lucena, prefeito de João Pessoa (PB); Janete Aparecida, vice-prefeita de Divinópolis (MG); Flávio Guimarães, vereador do Rio de Janeiro; Gilson Chagas, secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ); Francisco Vagner, secretário de Planejamento de Natal (RN);

Davi de Matos, chefe-executivo do Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Civitas).

Em uma mensagem de vídeo, o prefeito de João Pessoa contou que, ao chegar à Jordânia, o grupo foi acolhido por funcionários da embaixada do Brasil. “Agora, vamos seguir para a Arábia Saudita, já que, lá, o espaço aéreo está aberto. Continuamos com bastante segurança e tranquilidade”, comentou Lucena.

Teerã

Israel atacou ontem o prédio da televisão estatal iraniana em Teerã, que teve que interromper temporariamente sua transmissão. No momento do ataque, câmeras capturaram uma apresentadora, que criticava a ofensiva de Israel, abandonando rapidamente o set em meio à poeira espessa e aos fragmentos do teto que se soltavam, segundo vídeos divulgados pela imprensa iraniana.

Moradores de Teerã estão fugindo da cidade e um grande congestionamento se formou na rodovia principal que segue para o norte, segundo várias imagens publicadas nas redes sociais.

O governo de Israel pediu aos moradores da capital do Irã que se afastem de infraestruturas militares, que estão sendo alvo de bombardeios. (Agência Brasil e AFP)