Protesto
Trump culpa ‘agitadores’ por distúrbios em Los Angeles
Guarda Nacional foi deslocada para conter os protestos no fim de semana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou ontem (9) “insurrecionistas” e “agitadores profissionais” pelos distúrbios em Los Angeles, após enviar militares da Guarda Nacional para conter os protestos contra as operações de imigração.
“São pessoas más”, disse Trump a repórteres na Casa Branca, quando questionado sobre os confrontos que ocorrem na segunda maior cidade dos EUA. Trump voltou à Casa Branca após se reunir com funcionários e oficiais militares americanos em seu retiro de Camp David.
Os confrontos entre manifestantes e as forças de segurança começaram em Los Angeles na sexta-feira (6) devido a prisões realizadas pela polícia federal de imigração (ICE) contra pessoas consideradas imigrantes ilegais. Ontem, imagens aéreas exibidas pelo canal ABC7 mostravam alguns confrontos com pequenos grupos de manifestantes. A polícia de Los Angeles vigiava os cruzamentos de ruas e o centro da cidade, declarado zona de reunião proibida após os confrontos de domingo (8).
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, condenou a violência durante os protestos em Los Angeles. “A queima de carros de polícia parece mais um ato de provocação do que de resistência. Deve ficar claro: condenamos a violência, venha de onde vier”, declarou Sheinbaum.
“Pedimos à comunidade mexicana que aja de forma pacífica e não caia em provocações”, disse a presidente do México. Ela reiterou o pedido “às autoridades americanas para que todos os procedimentos migratórios” sigam o “processo devido” e que “a dignidade humana” seja respeitada. (AFP)