Estados Unidos
Governo Trump anuncia sanções contra estrangeiros
EUA vão restringir vistos. Ato pode atingir Alexandre de Moraes

O ex-assessor de Donald Trump, o consultor do governo americano Jason Miller citou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma publicação no X, ontem (28), após o anúncio de que os Estados Unidos vão restringir concessão de vistos para autoridades estrangeiras “cúmplices de censura”.
Na publicação, Miller escreveu: “Compartilhe isso com a primeira pessoa que vier à sua mente ao ler isto. Tudo bem, vou começar... Olá, @Alexandre!”, marcando o perfil do ministro do Supremo, que está desativado.
A publicação foi feita após o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciar que o país vai restringir visto para “autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos”. Sem citar o ministro Alexandre de Moraes diretamente, ele mencionou a América Latina como um dos exemplos de aplicação.
O secretário afirmou que está combatendo a “censura flagrante” no exterior contra empresas de tecnologia americanas. No entanto, até ontem à tarde, Rubio não informou quem são os alvos da medida, não deu mais detalhes sobre quais seriam as restrições nem quando elas entrariam em vigor.
O secretário afirmou que “autoridades estrangeiras tomaram medidas flagrantes de censura contra empresas de tecnologia e cidadãos ou residentes dos EUA, sem terem autoridade para isso”. Ele também alertou para o crescimento de iniciativas internacionais que tentam impor restrições à liberdade de expressão garantida pela Constituição americana. (Da Redação, com, informações de Estadão Conteúdo)