Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bombardeios

Israel intensifica ofensiva em Gaza

17 de Maio de 2025 às 19:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Desde quarta-feira, mais de 300 palestinos foram mortos em bombardeios
Desde quarta-feira, mais de 300 palestinos foram mortos em bombardeios (Crédito: JACK GUEZ AFP)

O Exército israelense anunciou ontem (17) uma nova operação com “extensos bombardeios” para derrotar o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza, enquanto os apelos internacionais por um cessar-fogo aumentam.

Apesar de uma onda de críticas internacionais, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu alertou esta semana que seu exército entraria em Gaza “com força total” para “destruir o Hamas”, que deu início à guerra com seu ataque de 7 de outubro de 2023 ao sul de Israel.

Desde quarta-feira, mais de 300 palestinos foram mortos em bombardeios israelenses, segundo a Defesa Civil de Gaza. Após quase dois meses de trégua, o exército israelense retomou suas operações em Gaza em meados de março. Desde o início deste mesmo mês, autoridades israelenses também bloquearam o acesso de toda a ajuda humanitária ao território.

Organizações humanitárias alertaram que o bloqueio levou a uma grave escassez de todos os tipos. Diante dessa situação, o Hamas pediu na sexta-feira a Washington que pressione Israel. O líder do Hamas, Taher al-Nunu, disse neste sábado que o movimento iniciou uma nova rodada de negociações indiretas “sem pré-condições” no Catar para encontrar uma solução para a guerra. (AFP)