Buscar no Cruzeiro

Buscar

Histórico

Documentos nazistas são achados em tribunal argentino

Material tinha propósito de disseminar ideologia durante a 2ª Guerra

13 de Maio de 2025 às 21:50
Cruzeiro do Sul [email protected]
Funcionários vão analisar conteúdo encontrado no porão
Funcionários vão analisar conteúdo encontrado no porão (Crédito: DIVULGAÇÃO / SUPREMA CORTE DA ARGENTINA)

A Suprema Corte da Argentina encontrou documentação associada ao regime nazista entre seus arquivos, incluindo material de propaganda que foi usado para difundir a ideologia de Adolf Hitler no país sul-americano.

Funcionários do tribunal encontraram o material ao trabalharem na criação de um museu com documentos históricos da Suprema Corte, disse uma autoridade judicial, que pediu anonimato devido a políticas internas. Entre os documentos, foram encontrados cartões postais, fotografias e material de propaganda do regime alemão. Parte do material “tinha a intenção de consolidar e propagar a ideologia de Adolf Hitler na Argentina, em meio à 2ª Guerra Mundial”, disse o funcionário.

Segundo a imprensa local, os documentos pertencem a um caso iniciado em 1941, quando a Alfândega reteve uma carga enviada à embaixada alemã, em Buenos Aires, da delegação germânica em Tóquio. A então Comissão Especial Investigadora das Atividades Anti-Argentina do Congresso, logo dissolvida, pediu a intervenção da Justiça para investigar se as caixas continham elementos que pudessem comprometer a política de neutralidade argentina na 2ª Guerra Mundial.

Depois da guerra, criminosos nazistas fugiram para a Argentina, além de centenas de colaboracionistas alemães. Estima-se que milhares de nazistas tenham passado por ou se refugiado no país no pós-guerra.

Os casos de maior repercussão foram os de Adolf Eichman, capturado em 1960 em Buenos Aires, e julgado e executado em Israel; e Josef Mengele, médico conhecido por suas experiências com prisioneiros, que se escondeu na Argentina e depois fugiu para o Paraguai e o Brasil, onde morreu. (Estadão Conteúdo e AFP)