Buscar no Cruzeiro

Buscar

Definição

‘Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá’, diz o novo Papa em seu 1º pronunciamento

Leão XIV falou na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a milhares de pessoas

08 de Maio de 2025 às 21:56
Cruzeiro do Sul [email protected]
Robert Prevost tem reputação de construir pontes entre conservadores e progressistas. É considerado de perfil equilibrado
Robert Prevost tem reputação de construir pontes entre conservadores e progressistas. É considerado de perfil equilibrado (Crédito: TIZIANA FABI / AFP (8/5/2025))

O novo papa Leão XIV fez um apelo à paz a todos os povos em seu primeiro discurso na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, logo após sua eleição. Ele também fez um apelo ao “diálogo”, exortando a avançar “sem medo, unidos, segurando a mão de Deus e segurando a mão uns dos outros”.

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, se tornou ontem (8), o primeiro papa norte-americano da Igreja Católica. De perfil equilibrado, ele tem reputação justamente por construir pontes entre conservadores e progressistas. Tal característica prevaleceu no momento em que a Igreja se encontra dividida.

Com ascendência francesa, espanhola e italiana, é formado em matemática e teologia, além de ter estudado filosofia. Ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho, em St. Louis, em 1977, fazendo os votos em 1981.

Embora especialistas considerassem pouco provável — por questões geopolíticas — a eleição de um norte-americano para o comando da Igreja Católica, Prevost era visto como o candidato mais viável entre os dez cardeais da mesma nacionalidade, que estavam entre os 133 eleitores a compor o conclave.

O nome papal costuma homenagear santos, apóstolos ou ser uma referência a papas precedentes, como no caso do nome Leão. É considerado uma mensagem sobre o pontificado que se inicia. O último papa a levar esse nome, Leão XIII, é conhecido pela promulgação em 1891 da encíclica Rerum Novarum, primeira a tratar dos temas ligados à Doutrina Social da Igreja.

Durante o seu primeiro discurso, Leão XIV pregou união aos fiéis. “Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá”, disse. O novo papa também indicou um possível caminho para seu papado. “Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano.”

Sínodos

Em sua 1ª fala enquanto papa, ele destacou o papel da “sinodalidade”. Esse termo se refere a um movimento de maior escuta da Igreja, com participação de toda a comunidade, incluindo leigos, defendido e ampliado no papado de Francisco e que enfrentava resistência de parte de Igreja — que temiam descentralização. Foram nos sínodos que a Igreja tratou de alguns de seus principais tabus, como a ordenação de mulheres e o celibato de padres.

Em seminário realizado em Roma no ano passado, Prevost abriu o encontro chamando seus pares para a urgência de passar “do discurso à ação”, ainda mais diante da emergência climática. “A nossa missão é tratá-lo (o planeta) como o seu criador o faz”, disse. O então cardeal também criticou “ações tirânicas que beneficiam poucos”.

O papa Leão XIV afirmou à multidão na praça São Pedro que deseja que a sua primeira declaração “entre em seus corações, alcance suas famílias e todas as pessoas, onde quer que estejam.” Ele relembrou Santo Agostinho: “Para vocês, sou bispo; mas com vocês, sou cristão.”

Segundo a Santa Sé, seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.

Prevost não estava entre os principais cotados até dias atrás, mas veio crescendo entre os cotados nos últimos dias. Embora seja americano, tem forte histórico na América do Sul, onde foi vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. Especialistas não esperavam um pontífice com atuação na América Latina, uma vez que Francisco era argentino.

Agradecimento

Leão XIV agradeceu aos cardeais e ao papa Francisco, pelo seu legado. “Quero também agradecer a todos os meus irmãos cardeais que me escolheram para ser o sucessor de Pedro e caminhar junto com vocês, como Igreja unida, sempre buscando a paz, a justiça, buscando sempre trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o Evangelho, para sermos missionários.”

Nos últimos cinco anos, ele recebeu novas funções, participando de dicastérios e de importantes sínodos. Em janeiro de 2023, Francisco o anunciou como novo prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, tornando-se arcebispo. No mesmo ano, foi reconhecido como cardeal.

Em entrevista à mídia italiana, em 2023, o novo papa disse que a internet pode ser aliada para a Igreja se aproximar das pessoas, mas que é necessário ter cautela. “As redes sociais podem ser um instrumento importante para comunicar a mensagem do Evangelho a milhares de pessoas. Devemos nos preparar para usá-las bem, mas temo que às vezes tenha faltado essa preparação”, afirmou na ocasião. (Estadão Conteúdo e AFP)

Papa fez trabalho pastoral no Peru e tem cidadania do país

A escolha do cardeal americano Robert Francis Prevost para suceder o papa Francisco gerou forte repercussão no Peru. Embora tenha nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o novo sumo pontífice — que adotou o nome de Leão XIV — tem cidadania peruana desde 2015. O próprio governo do país latino-americano comemorou a escolha de um “papa peruano” em uma publicação em seus canais oficiais.

“O papa é peruano e está afiliado ao Seguro Integral de Saúde (SIS)”, diz uma publicação feita pelo Ministério da Saúde do Peru.

Além de destacar a cidadania peruana de Leão XIV, o texto do ministério afirma que o cadastro do santo padre no sistema de saúde peruano foi criado em 2023 e segue válido até hoje.

Leão XIV chegou ao Peru em 1985 como missionário agostiniano e realizou extenso trabalho pastoral. Serviu como bispo de Chiclayo, quarta cidade mais populosa do Peru, com 600 mil habitantes. (Estadão Conteúdo)

Trump parabeniza Prevost: ‘Uma grande honra para o nosso país’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou o cardeal Robert Francis Prevost, que foi nomeado papa. “É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu o presidente em registro na Truth Social. “Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”, disse Trump.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva também cumprimentou Prevost. O petista desejou que o pontífice dê continuidade ao legado do papa Francisco. “Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica”, escreveu Lula em publicação no X.

“Desejo que ele dê continuidade ao legado do papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos”, completou Lula. (Estadão Conteúdo)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos