Votação
Fumaça preta marca segundo dia de conclave sem definição de novo papa
Cardeais seguem reunidos no Vaticano; próximas votações ocorrem nesta tarde, com possibilidade de pausa após o terceiro dia
As duas primeiras votações realizadas na manhã desta quinta-feira (8) não definiram o novo papa. A fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina indicou que ainda não há consenso entre os cardeais reunidos no conclave, no Vaticano. A expectativa é que mais duas votações ocorram ao longo do dia.
Embora o processo não tenha prazo determinado, historicamente o conclave costuma durar até cinco dias. Enquanto isso, a Praça São Pedro segue recebendo fiéis e curiosos, com reforço na segurança e celebrações religiosas que marcam o ritmo do evento.
A previsão para as próximas emissões de fumaça, no horário de Brasília, é a seguinte: às 12h30 haverá fumaça apenas se for branca, sinalizando a eleição de um novo papa. Caso não haja definição, nenhuma fumaça será emitida nesse horário. Já às 14h, está prevista a emissão de fumaça preta, caso a escolha do novo pontífice ainda não tenha ocorrido, indicando que o conclave continua. Se, após o terceiro dia de votações, ainda não houver um resultado, será feita uma pausa de 24 horas para orações e reflexão, conforme a tradição da Igreja.
O conclave, iniciado na quarta-feira (7) com a missa Pro eligendo Pontifice, ocorre em meio ao desejo de manter a unidade da Igreja Católica, apesar das divergências internas. Na homilia, o decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, destacou a importância da comunhão na diversidade e evitou menções diretas ao papa Francisco, adotando um tom institucional para preservar o espírito de concórdia.