Negociações
Ucrânia aceita proposta dos EUA para cessar-fogo

A Ucrânia aceitou a proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo provisório imediato de 30 dias, que ainda está condicionado à aceitação da Rússia para ter validade. O país também concordou em concluir “o mais rápido possível” um acordo para o desenvolvimento dos recursos minerais críticos da Ucrânia, conforme comunicado divulgado ontem (11) após a reunião entre as delegações de ambos os países na Arábia Saudita.
“Ambas as delegações concordaram em iniciar imediatamente as negociações para uma paz duradoura que garanta a segurança de longo prazo da Ucrânia. Os EUA se comprometeram a discutir essas propostas específicas com representantes da Rússia. A delegação ucraniana reiterou que os parceiros europeus devem ser envolvidos no processo de paz.
O comunicado também destacou que o acordo sobre a exploração dos minerais será essencial para expandir a economia ucraniana, “compensar o custo da assistência americana e garantir a prosperidade e segurança de longo prazo” no país. Além disso, os Estados Unidos informarão à Rússia que “a reciprocidade russa é a chave para alcançar a paz”.
Ainda ontem, as forças militares da Ucrânia anunciaram que atingiram “vários alvos estratégicos da Rússia” durante a madrugada, incluindo a Refinaria de Petróleo de Moscou, essencial para o abastecimento de combustível na capital russa. (Estadão Conteúdo)