Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ultimato

ONU exige respeito aos direitos na Venezuela

02 de Janeiro de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Brasil enviará representante para posse de Nicolás Maduro
Brasil enviará representante para posse de Nicolás Maduro (Crédito: DIVULGAÇÃO / GOV. VENEZUELA / ARQUIVO AFP (24/10/2024))

 

Especialistas da ONU exigiram das autoridades venezuelanas respeito ao direito à liberdade e de manifestação, às vésperas da posse do presidente, Nicolás Maduro, para um terceiro mandato após a sua contestada reeleição.

As autoridades venezuelanas devem respeitar “os direitos à vida, à liberdade e à segurança pessoal de todos os venezuelanos e libertar todos aqueles que foram detidos arbitrariamente”, declarou em um comunicado o grupo de especialistas da ONU sobre a Venezuela.

Os opositores venezuelanos María Corina Machado e Edmundo González Urrutia pediram aos seus concidadãos que se manifestassem neste início de janeiro. Maduro deve tomar posse no dia 10. Corina afirma que a reeleição de Maduro foi uma fraude e garante que foi González Urrutia quem venceu as eleições presidenciais de 28 de julho.

Brasil

O governo brasileiro decidiu enviar um representante para a posse de Nicolás Maduro. A embaixadora do Brasil no país, Gilvania de Oliveira, foi escalada para representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação, de acordo com o portal de notícias UOL, foi confirmada por fontes ligadas ao Itamaraty. Ainda de acordo com a publicação, o governo não deve enviar nenhum ministro para o ato.

O Brasil tinha pedido atas de votação para poder reconhecer a vitória de Maduro nas eleições. (Da Redação, com informações da AFP)