Buscar no Cruzeiro

Buscar

Armas atômicas

Organização japonesa ganha Prêmio Nobel da Paz

11 de Outubro de 2024 às 22:48
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O Prêmio Nobel da Paz foi entregue ontem (11) à organização japonesa Nihon Hidankyo, que reúne sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

O grupo, fundado em 1956, recebeu o prêmio “por seus esforços em favor de um mundo sem armas nucleares e por ter demonstrado, através de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais deveriam ser utilizadas”, afirmou o presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Jorgen Watne Frydnes.

O copresidente da Nihon Hidankyo, Tomoyuki Mimaki, ficou surpreso ao saber que sua organização recebeu o Prêmio Nobel da Paz. “Nunca sonhei que isso pudesse acontecer”, disse ele com entusiasmo em uma conferência de imprensa em Tóquio.

O presidente do Comitê do Nobel considerou alarmante que o veto ao uso de armas nucleares, declarado em resposta aos bombardeios atômicos de agosto de 1945, esteja agora “sob pressão”.

“O prêmio deste ano é um prêmio que se concentra na necessidade de defender este veto nuclear. Todos nós temos uma responsabilidade, especialmente as potências nucleares”, disse Frydnes a jornalistas. (AFP)