Conflito
Ucrânia afirma controlar mil km2 da Rússia
O exército da Ucrânia afirma ter controlado mil km2 do território russo na maior incursão desde o começo da guerra. A ofensiva na região de Kursk expôs vulnerabilidades da Rússia e virou um problema para o presidente Vladimir Putin.
“Seguimos realizando operações ofensivas na região de Kursk. Até agora, 1.000 km2 do território da Rússia estão sob nosso controle”, disse o comandante das forças armadas, Oleksander Sirski em vídeo publicado ontem (12) nas redes sociais do presidente Volodymyr Zelensky.
A ofensiva ucraniana levou dezenas de milhares de civis a fugir da região enquanto o exército da Rússia luta para repelir o ataque. No fim de semana, Zelensky admitiu que estava empurrando a guerra para o lado do invasor, enquanto o Ministério da Defesa russo reconheceu que deteve avanços da Ucrânia em cidades a 30 km da fronteira.
Se conseguir manter o controle sobre parte do território russo, o governo ucraniano poderia usar isso como moeda de troca para eventuais negociações pelo fim da guerra. A Rússia ocupa cerca de 20% da antiga república soviética e conseguiu alguns avanços depois que a contraofensiva da Ucrânia falhou em afastar as tropas invasoras e retomar terreno. (Estadão Conteúdo e AFP)