Venezuela
Corina convida Brasil a revisar atas eleitorais
A líder da oposição venezuelana María Corina Machado ofereceu ontem (8) “a todos os especialistas de qualquer país do mundo, mas especialmente da Colômbia, do Brasil e do México” todas as atas e bancos de dados em sua posse sobre as eleições de 28 de julho, para que possam confirmar que o seu candidato, Edmundo González Urrutia, obteve mais votos que o atual presidente Nicolás Maduro.
O México, o Brasil e a Colômbia têm estado em contato permanente com representantes de Maduro e da oposição para procurar uma solução para a crise política em curso. Todos exigiram que todas as atas e resultados fossem revisados com transparência para garantir o justo resultado das eleições do mês passado.
A Comissão de Relações Exteriores do Senado, no Brasil, aprovou requerimentos convidando a prestar esclarecimentos sobre o pleito venezuelano o assessor especial da Presidência da República Celso Amorim, que viajou a Caracas para acompanhar a eleição, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. (Estadão Conteúdo)