Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleição contestada

Oposição venezuelana pede mobilização

01 de Agosto de 2024 às 23:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
Onze pessoas morreram em protestos contra Nicolás Maduro
Onze pessoas morreram em protestos contra Nicolás Maduro (Crédito: YURI CORTEZ / AFP (1/8/2024))

A oposição venezuelana convocou a população para sair às ruas e reivindicar a vitória nas contestadas eleições presidenciais, em meio a prisões em massa e ameaças para seus principais líderes.

A autoridade eleitoral ainda não apresentou os detalhes dos resultados de domingo (28), em que Nicolás Maduro teria sido reeleito com 51% dos votos, à medida que cresce a pressão internacional por uma apuração transparente.

A oposição, liderada por María Corina Machado, publicou em um site cópias das atas de votação que afirma provar a vitória de Edmundo González Urrutia com ampla maioria, o que o chavismo classificou como uma farsa.

Após a proclamação da vitória de Maduro na segunda-feira, eclodiram protestos em Caracas e em outras cidades, com 11 civis mortos, segundo ONGs de direitos humanos, e mais de mil prisões.

O Brasil assumiu ontem (1) a custódia da embaixada argentina em Caracas, cujos diplomatas tiveram que deixar o país, mas onde permanecem sob proteção seis colaboradores de María Corina. (AFP)