Antiocidente
Putin e Xi defendem ‘mundo multipolar justo’
Os presidentes da Rússia e China, Vladimir Putin e Xi Jinping, exaltaram esforços para fortalecer a aliança antiocidental ontem (3) no Cazaquistão, à margem de uma cúpula na qual também buscam aumentar sua influência na Ásia Central.
Putin e Xi se reuniram em Astana, capital da principal economia da Ásia Central, onde acontece hoje (4) a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS).
Este bloco regional, liderado por Pequim e que inclui a Ásia Central, Índia e Irã, é concebido como uma plataforma de cooperação frente a organizações ocidentais.
“As relações russo-chinesas, nossa parceria global e nossa cooperação estratégica estão passando pelo melhor momento de sua história”, afirmou Putin em declarações transmitidas pela televisão antes da reunião bilateral.
Sobre a OCS, o líder russo disse que “se consolidou como um dos pilares chave de uma ordem mundial multipolar justa”, usando uma linguagem habitual nas críticas de Moscou ao Ocidente.
O encontro entre Putin e Xi ocorre um mês e meio depois de o presidente russo viajar à China em busca de mais apoio para sua guerra na Ucrânia.
A OCS representa 40% da população mundial e cerca de 30% do PIB mundial, mas existem desacordos entre seus membros. (AFP)