Guerra
ONU pede fim de retaliações depois de explosões no Irã
A ONU pediu ontem (19) a interrupção do “ciclo de retaliação” no Oriente Médio, após explosões no centro do Irã atribuídas a um ataque israelense. Várias explosões atingiram uma base militar em Isfahan, no centro do Irã. Mas as autoridades iranianas minimizaram o impacto das detonações e não acusaram diretamente Israel, que também não reivindicou a operação.
A imprensa norte-americana, citando funcionários do alto escalão do país, reportou que se tratava de uma operação israelense em resposta ao ataque sem precedentes lançado por Teerã contra o território israelense em 13 de abril.
As explosões aumentaram os temores de uma escalada no Oriente Médio, em um momento em que a guerra entre Israel e o movimento palestino Hamas — que começou após o sangrento ataque de 7 de outubro — se intensifica em Gaza e já causou 34 mil mortes, segundo o Ministério da Saúde do território, governado pelo Hamas.
A agência de notícias iraniana Fars relatou “três explosões” perto da base militar em Qahjavarestan, entre Isfahan e o aeroporto. A defesa aérea abateu vários drones, afirmou um porta-voz da agência espacial do Irã.
(AFP)