Negociações entre Hamas e Israel avançam no Catar
As negociações diplomáticas entre Israel e Hamas, intermediadas pelo Catar e Egito, avançaram ontem (19) em Doha, depois da visita do chefe do Mossad, David Barnea. Segundo o governo do Catar, há condições para um otimismo cauteloso, depois de conversas separadas entre as delegações na noite de segunda-feira (18). Em Washington, o secretário de Estado Anthony Blinken anunciou uma viagem para o Oriente Médio nesta semana, a sexta desde o início da guerra.
De acordo com o porta-voz da chancelaria catari, Majed A-Ansari, as negociações estão em curso e devem continuar. “Ainda não estamos perto de um acordo, ainda é cedo para falar em sucesso, mas estamos cautelosamente otimistas”, disse.
Segundo o diplomata, uma incursão israelense em Rafah, onde se encontram mais de 1 milhão de refugiados palestinos, pode ser uma catástrofe para as negociações.
Blinken, por sua vez, deve se encontrar com autoridades sauditas e egípcias a partir de hoje (20). O chefe da diplomacia americana, desta vez, não irá a Israel. Segundo o secretário, que participa de uma conferência nas Filipinas, é imperativo obter um plano para Gaza para quando o conflito terminar.
(Estadão Conteúdo)