Zona de conflito
Cessar-fogo em Gaza entre Israel e Hamas segue em negociação
Gerra começou após o ataque sem precedentes de milicianos do Hamas contra Israel em 7 de outubro
Os países mediadores voltaram a se reunir ontem (4) para as negociações no Egito para alcançar uma trégua em Gaza entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas, depois que “avanços significativos” foram registrados no domingo (3) e após um pedido de cessar-fogo dos Estados Unidos.
Segundo o Ministério da Saúde do Hamas, mais de 124 pessoas, a maioria civis, morreram nos bombardeios israelenses das últimas 24 horas contra vários setores de Gaza.
A guerra começou após o ataque sem precedentes de milicianos do Hamas contra Israel em 7 de outubro, quando 1.160 pessoas foram assassinadas, a maioria civis, segundo um balanço baseado em dados divulgados pelas autoridades israelenses.
Em resposta, Israel lançou uma ofensiva que deixou pelo menos 30.534 mortos em Gaza, em sua maioria civis, segundo o Ministério da Saúde do território palestino.
Israel anunciou nesta ontem que chamou para consultas seu embaixador na ONU, denunciando que a organização tentou “silenciar” os relatos de atos de violência sexual cometidos pelo Hamas durante o ataque em 7 de outubro.
Enquanto isso, representantes do Egito, Hamas, Catar e Estados Unidos negociam no Cairo para tentar alcançar uma trégua. Um canal de televisão próximo ao governo egípcio mencionou “avanços significativos” nas conversações. (AFP)