Conflito no Oriente Médio
UE considera ‘injustificáveis’ tiros em fila por comida
União confirmou durante ataque a entrega de alimentos de um comboio humanitário em Gaza realizado pelo Exército de Israel
O órgão de serviços diplomáticos da União Europeia confirmou ontem (2) que palestinos mortos e feridos durante a entrega de alimentos de um comboio humanitário em Gaza foram atingidos pelo Exército de Israel. Em comunicado, o órgão pede ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que ordene um “cessar urgente das hostilidades” para permitir a entrega de uma “ajuda humanitária massiva e adequada”.
No documento, o órgão pede que seja realizada uma investigação internacional independente e imparcial para esclarecer os acontecimentos e quem foram os devidos responsáveis. Mas reforça que, em todo o caso, recai sobre Israel a responsabilidade de cumprir as regras da lei internacional e proteger a distribuição de ajuda humanitária para populações civis.
“Este acidente sério revela que as restrições na entrada de ajuda humanitária contribuíram para criar escassez, fome e doenças, mas também um nível de desespero que traz violência”, informou o órgão da UE. (AFP)