Luto
Funeral de Navalny está previsto para acontecer hoje em Moscou
Ivan Zhdanov, um dos principais colaboradores do opositor, afirmou que o enterro acontecerá a quase 20 quilômetros do Kremlin
O funeral do opositor russo Alexei Navalny, que morreu em 16 de fevereiro na prisão, acontecerá hoje (1º) em Moscou, anunciou a equipe do ativista nas redes sociais.
“O funeral de Alexei Navalny será celebrado em uma igreja (...) em Maryino, no dia 1º de março, às 14h (hora local). O sepultamento acontecerá no cemitério Borisovski”, em Moscou, informou sua equipe no Telegram.
Ivan Zhdanov, um dos principais colaboradores do opositor, afirmou que o enterro acontecerá a quase 20 quilômetros do Kremlin. Desde que o corpo do opositor foi entregue à mãe de Navalny no sábado (24), a equipe daquele que foi o principal crítico do Kremlin tentava encontrar um local para oferecer um “adeus público” ao ativista, mas enfrentou vários pedidos negados, segundo seus colaboradores.
Pessoas próximas de Navalny afirmaram que as autoridades exerceram muita pressão antes da definição do local de sepultamento. Yulia Navalnaya, a viúva do opositor russo, expressou na quarta-feira (28) no Parlamento Europeu o temor de que a polícia atue para prender várias pessoas durante o funeral de seu marido. O funeral pode mobilizar muitos simpatizantes de Navalny, o que seria incômodo para o presidente russo antes das eleições presidenciais de 15 a 17 de março. (AFP)