Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conflito

Putin faz alerta sobre risco de guerra nuclear, mas EUA reage

Os países "falaram da possibilidade de enviar contingentes militares ocidentais à Ucrânia

29 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Putin discursou diante da elite política russa no Gostiny Dvor
Putin discursou diante da elite política russa no Gostiny Dvor (Crédito: ALEXANDER NEMENOV / AFP)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu ontem (29) as potências ocidentais sobre o risco “real” de uma guerra nuclear em caso de agravamento do conflito na Ucrânia, durante o discurso à nação para definir as prioridades do país, a apenas duas semanas das eleições presidenciais em que não enfrentará concorrência.
Putin celebrou o avanço das tropas no front ucraniano e alertou para as “trágicas consequências” caso algum país ocidental envie soldados a Kiev, depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, mencionou a possibilidade no início da semana.
Os países “falaram da possibilidade de enviar contingentes militares ocidentais à Ucrânia [...] mas as consequências destas intervenções seriam realmente trágicas”, afirmou Putin diante da elite política russa no Gostiny Dvor, um palácio de congressos perto da Praça Vermelha, em Moscou.


Reação americana


Os Estados Unidos qualificaram como “irresponsável” a advertência de Putin e disseram não haver indícios de perigo. Não é a primeira vez que vemos uma retórica irresponsável por parte de Vladimir Putin. Não é a maneira de falar de um líder de um Estado com armas nucleares‘, disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller. (AFP)