Buscar no Cruzeiro

Buscar

Movimento

Distribuição de comida em Gaza vira pesadelo

Uma multidão faminta aguardava a chegada de comboios de ajuda humanitária na rua Al Rashid

29 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Mais de 100 pessoas morreram em Gaza ontem (29) de acordo com o movimento islamista Hamas, durante uma operação de distribuição de alimentos que se transformou em um pesadelo com estampidos e disparos das forças israelenses.
Uma multidão faminta aguardava a chegada de comboios de ajuda humanitária na rua Al Rashid, localizada perto de uma rotatória no oeste da Cidade de Gaza. “Quando o comboio [que saiu do sul de Gaza] chegou ao norte, milhares de pessoas correram em direção aos caminhões, o que provocou uma debandada na qual dezenas de moradores de Gaza ficaram feridos e mortos, alguns deles atropelados por caminhões”, descreveu um funcionário de alto escalão do Exército de Israel.
A força armada afirma que cerca de 30 caminhões faziam parte do comboio e que vários deles continuaram seu caminho antes de que dezenas de civis os atacassem.
O alto funcionário garantiu que estas pessoas abordaram as forças israelenses, que dispararam tiros de advertência antes de abrirem fogo.
O Exército informou “dezenas de mortos e feridos”, empurrados ou pisoteados pela multidão. O Ministério da Saúde de Gaza reportou 104 mortos e 760 feridos. (AFP)