Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Governo da Autoridade Palestina entrega cargo

Nos últimos meses, muitos palestinos têm criticado Mahmoud Abbas, de 88 anos e eleito pela última vez em 2005

26 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O governo da Autoridade Palestina, que administra parcialmente a Cisjordânia ocupada, apresentou sua renúncia ontem (26) ao presidente Mahmoud Abbas, pressionado a reformar a liderança política palestina para o pósguerra em Gaza.

“Apresentei a demissão do governo ao presidente em 20 de fevereiro e hoje a submeti por escrito”, declarou em Ramallah Mohammed Shtayyeh, primeiroministro palestino desde a primavera de 2019.

“O presidente [Abbas] publicou um decreto aceitando esta renúncia e pediu a Mohammed Shtayyeh e ao seu governo que permaneçam no cargo temporariamente até a formação de um novo governo”, disse em comunicado a Presidência da Autoridade Palestina.

Nos últimos meses, muitos palestinos têm criticado Mahmoud Abbas, de 88 anos e eleito pela última vez em 2005, por sua “impotência” frente à ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

A guerra começou após um ataque sem precedentes do Hamas em território israelense, quando 1.160 pessoas, a maioria civis, foram assassinadas. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva aérea e terrestre em Gaza.

Para Khalil Shikaki, diretor do Centro Palestino de Política e Pesquisa, um instituto independente em Ramallah, a demissão do governo obedeceria a uma estratégia de Abbas para convencer sobre a necessidade de se reformar a Autoridade Palestina.(AFP)