Internacional
Chilenos se despedem o ex-presidente Piñera
Apoiadores do ex-presidente Sebastián Piñera começaram a se despedir, em Santiago, do primeiro chefe de Estado chileno de direita após o retorno do país à democracia, em 1990.
Piñera morreu na tarde de ontem por “asfixia por submersão” quando seu helicóptero caiu no Lago Ranco, informou a procuradora regional de Los Ríos, Tatiana Esquivel, na cidade de Valdivia, a cerca de 70 km do lugar do acidente.
Piñera pilotava seu helicóptero acompanhado de três pessoas, incluindo sua irmã, que saíram ilesas. “Ele estava livre, sem cinto, ao lado do helicóptero, a 28 metros de profundidade”, disse ontem (7) o bombeiro Ricardo González, que fez o resgate.
O corpo foi levado de Valdivia para Santiago, a 850 km, em um voo da Força Aérea, acompanhado dos quatro filhos de Piñera, de alguns de seus netos e da viúva, Cecilia Morel, que se mostraram abatidos diante das centenas de pessoas que os aguardavam na região da antiga sede do Congresso.
Os apoiadores do ex-presidente aguardavam a sua vez de se aproximar do caixão, que permanecerá até amanhã (9) no antigo Congresso e depois será levado à Catedral de Santiago e ao Palácio de La Moneda, antes de ser sepultado em cerimônia reservada. (AFP)