Internacional
Israel segue bombardeando Gaza
Israel prosseguiu com os bombardeios na Faixa de Gaza nesta terça-feira, 26, depois de anunciar que pretende intensificar ainda mais sua ofensiva, até ‘desmilitarizar‘ e ‘desradicalizar‘ o território palestino governado pelo movimento islamista Hamas.
O Exército israelense anunciou que visou, nas últimas horas, a mais de 100 alvos, incluindo acessos a túneis e posições militares do Hamas, em particular em Jabalia, no norte, e em Khan Yunis.
‘O Hamas deve ser destruído, Gaza deve ser desmilitarizada, e a sociedade palestina deve ser desradicalizada. Estes são os três requisitos para a paz entre Israel e seus vizinhos palestinos em Gaza‘, escreveu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em um artigo publicado no Wall Street Journal.
Na segunda-feira, durante uma visita às suas tropas em Gaza, Netanyahu anunciou que Israel estava prestes a ‘intensificar os combates nos próximos dias‘.
A Faixa de Gaza, submetida a um cerco total por parte de Israel desde 9 de outubro, estava ainda mais isolada do resto do mundo nesta terça, devido a um novo corte nas telecomunicações fixas e na Internet, causado pela ‘continuação da agressão‘, indicou a companhia palestina de telecomunicações.
A guerra obrigou 1,9 milhão de pessoas, ou seja, 85% da população de Gaza, a deixar suas casas, segundo a ONU, que expressou sua ‘profunda preocupação‘ com os bombardeios e instou o Exército israelense a adotar todas as medidas possíveis para proteger os civis palestinos. (AFP)