Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Tribunal impede Trump de participar das primárias do Colorado

20 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ex-presidente é acusado de insuflar insurreição
Ex-presidente é acusado de insuflar insurreição (Crédito: KAMIL KRZACZYNSKI / AFP)

A justiça do Colorado decidiu na terça-feira (19) que o republicano Donald Trump não pode participar das primárias eleitorais do estado em 2024, porque suas ações relacionadas ao ataque contra o Capitólio em 2021 o tornam inelegível.

A decisão legal surpreendente, contra a qual a campanha de Trump imediatamente anunciou que pretende recorrer, poderia influenciar significativamente a eleição presidencial de 2024, na qual o magnata é o favorito à indicação do Partido Republicano.

“A maioria do tribunal considera que o presidente Trump está desqualificado para ocupar o cargo de presidente nos termos da Seção Três da Décima Quarta Emenda da Constituição dos Estados Unidos”, decidiu o tribunal.

“Como ele foi desqualificado, seria um ato ilícito, segundo o Código Eleitoral, o Secretário de Estado do Colorado incluir seu nome como candidato nas primárias presidenciais”, acrescentou.

A decisão dependia da interpretação da 14ª Emenda da Constituição americana, que proíbe alguém de ocupar “qualquer cargo... nos Estados Unidos” se tiver se envolvido em uma insurreição depois de prestar juramento como oficial dos Estados Unidos para defender a Constituição. (AFP)