Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Jovem britânico é encontrado na França após seis anos

15 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Autoridades de Toulouse anunciaram o encontro
Autoridades de Toulouse anunciaram o encontro (Crédito: ED JONES / AFP)

 

Um jovem britânico de 17 anos foi encontrado na França seis anos após seu desaparecimento na Espanha. Alex Batty irá retornar neste fim de semana à Inglaterra para a casa de sua avó, que tem sua guarda.

Alex é natural da cidade inglesa de Oldham (norte) e foi encontrado nesta semana por um entregador de farmácia em uma área montanhosa do sul da França. Autoridades da polícia francesa e britânica confirmaram sua identidade.

A polícia suspeita que sua mãe e avô o sequestraram em 2017, quando ele tinha 11 anos, sob o pretexto de férias na Espanha, para depois viver em comunidades espanholas de estilo de vida alternativo e nos Pirineus franceses.

O jovem será devolvido à sua avó materna no sábado ou no domingo, o mais tardar”, disse ontem o promotor adjunto de Toulouse (sul), Antoine Leroy, que manteve contato com a embaixada do Reino Unido na França para organizar a repatriação.

A última vez que se teve notícias de Alex Batty foi na Espanha, em 8 de outubro de 2017, o dia em que se esperava que ele, sua mãe, Melanie Batty, e seu avô, David Batty, voltassem para casa após as férias familiares.

Os trabalhos de busca, junto às autoridades espanholas, não permitiram localizá-los à época.

A avó do jovem, Susan Caruana, acreditava que a criança havia sido levada pela mãe e o avô para viver em uma comunidade espiritual com um estilo de vida alternativo, sem uma educação tradicional.

“Eles não queriam que ele fosse à escola. Não acreditam na escola convencional”, disse Caruana ao jornal The Times. “Conversei com ele esta tarde e sem dúvida é ele. Ele falava como uma criança quando estava conosco e agora conversei com um homem”, destacou.

O périplo de Alex Batty, sua mãe e seu avô os levou para Espanha, Marrocos e finalmente para França. (AFP)