Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

COP28 pede ‘transição’ para fim dos combustíveis fósseis

13 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O presidente da COP28, Sultan Ahmed Al Jaber
O presidente da COP28, Sultan Ahmed Al Jaber (Crédito: GIUSEPPE CACACE / AFP)

 

Representantes de quase 200 países aprovaram ontem (13) na COP28 um apelo histórico a favor de uma “transição” energética que permita abandonar progressivamente o uso dos combustíveis fósseis.

A transição das energias que provocaram o aquecimento do planeta deve ser acelerada “nesta década crucial”, afirma a declaração final da conferência climática.

O objetivo é chegar a 2050 com um balanço “neutro” de emissões de gases do efeito estufa, como estipula o Acordo de Paris de 2015.

“Estabelecemos as bases para alcançar uma mudança transformadora histórica”, declarou o presidente da conferência, o emiradense Sultan Ahmed Al Jaber, em meio aos aplausos dos participantes.

Os países precisaram negociar por um dia a mais que o previsto para o encerramento oficial da COP28 para concretizar o acordo.

Oito anos após o Acordo de Paris, a comunidade internacional afirma que uma preparação é necessária para deixar para trás as fontes de energia que permitiram o maior crescimento econômico da história.

“A era dos combustíveis fósseis deve acabar -- e deve acabar com justiça e equidade”, destacou o secretário-geral da ONU, António Guterres. (AFP)