Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Referendo na Venezuela traz risco de conflito com Guiana

02 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Território tem reservas de 11 bilhões de barris de petróleo
Território tem reservas de 11 bilhões de barris de petróleo (Crédito: FEDERICO PARRA / AFP (29/11/2023))

Enquanto a Venezuela se prepara para o referendo de hoje (3) sobre a redefinição da fronteira com a vizinha Guiana, crescem as especulações sobre o risco de um conflito armado entre os países. Especialistas têm opiniões diferentes sobre o assunto e analisam a crise que se instaurou entre os vizinhos na América do Sul.

O professor de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Williams Gonçalves, entende que existe a possibilidade de guerra e que ela pode envolver grandes potências estrangeiras.

“Não se trata apenas de (uma possível) guerra para tomar um pedaço de terra. Trata-se de tomar um mar de petróleo que existe ali. Portanto, a possibilidade de internacionalização do conflito, devido à importância do que está em jogo, é muito grande”, afirma Gonçalves.

Tradicionalmente um país pobre e com baixos indicadores sociais, a Guiana tem vivenciado um boom econômico nos últimos anos, por causa da descoberta de reservas de 11 bilhões de barris de petróleo e outros bilhões de metros cúbicos de gás natural.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Guiana teve o maior crescimento econômico entre todos os países do mundo, em 2022, com um avanço de 62,3% no Produto Interno Bruto (PIB).

Mariana Kalil, professora de geopolítica da Escola Superior de Guerra (ESG), acredita que a postura atual da Venezuela sobre a Guiana atende a interesses políticos internos. Para ela, portanto, é improvável que aconteça uma ofensiva militar. (Agência Brasil)