Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Israel afirma que 200 mil pessoas fugiram do norte de Gaza em 3 dias

11 de Novembro de 2023 às 22:05
Cruzeiro do Sul [email protected]
Exército faz pausas para permitir saída de palestinos
Exército faz pausas para permitir saída de palestinos (Crédito: MOHAMMED ABED / AFP (11/11/2023))

As Forças de Defesa de Israel afirmaram ontem (11) que quase 200 mil pessoas fugiram para o sul da Faixa de Gaza nos últimos três dias devido aos combates mais intensos no norte contra o Hamas.

“Quase 200 mil pessoas abandonaram o norte nos últimos três dias e se deslocaram para o sul”, relatou o porta-voz do exército, Daniel Hagari, em entrevista coletiva.

O governo israelense aceitou na semana passada fazer pausas humanitárias diárias para permitir a evacuação de civis para o sul do território palestino. O exército afirmou ontem que ajudará a retirar bebês do Hospital Al Shifa, o maior da Faixa de Gaza, onde as tropas de Israel e combatentes do movimento islamista Hamas estão travando intensos combates.

“O pessoal do Hospital Al Shifa solicitou nossa ajuda para transferir os bebês da unidade de pediatria para outro hospital mais seguro”, declarou o porta-voz do exército israelense.

Pouco antes, médicos do Al Shifa, citados por uma ONG israelense, indicaram que dois bebês prematuros morreram devido à interrupção de seu tratamento por causa de cortes de energia, enquanto outros 37 estavam em risco. (AFP)