Internacional
Papa destitui bispo americano conservador, Joseph Strickland
O papa Francisco destituiu o bispo americano Joseph Strickland, um conservador proeminente que criticou repetidamente seu papado, anunciou o Vaticano. A decisão de destituir um alto funcionário católico, uma medida muito incomum, ocorreu depois de o pontífice argentino enviar dois bispos americanos para visitar a diocese de Strickland, no Texas, em junho.
“O Santo Padre destituiu Joseph E. Strickland do governo pastoral da diocese de Tyler (Estados Unidos)”, anunciou o Vaticano, em um comunicado. O bispo de Austin, Joe Vásquez, foi nomeado administrador apostólico da diocese, acrescentou a nota.
O Vaticano não especificou o motivo da inspeção apostólica -- tornada pública pelo próprio Strickland -- nem quais foram suas conclusões. Nomeado pelo ex-papa Bento 16 em 2012, Strickland tem sido um dos críticos mais vocais de Francisco.
O papa argentino, de 86 anos, tenta tornar a Igreja mais empática e aberta a diferentes pontos de vista. Enfrenta, no entanto, a feroz oposição de seus críticos, especialmente nos Estados Unidos, que o acusam de semear confusão e de não respeitar as crenças fundamentais dos católicos.
Em uma mensagem publicada este ano na rede social X (antigo Twitter), por exemplo, Strickland acusou o papa de “minar o depósito da fé”. Em publicação em seu blog em setembro, o bispo respondeu aos rumores de que o Vaticano o estimulou a renunciar.
“Não posso renunciar como bispo de Tyler, pois seria o equivalente a abandonar o rebanho sob minha responsabilidade”, escreveu ele, observando que respeitaria “a autoridade do papa Francisco, se me destituir como bispo de Tyler”.
Muitos dos críticos acusam Francisco de não ser suficientemente firme na questão do aborto e de se mostrar demasiado compassivo para com os homossexuais e as pessoas divorciadas. (AFP)